sábado, 29 de novembro de 2008

elegância indiscreta






autor desconhecido (não mais: veja atualização)
Faz algum tempo que comecei a colecionar essas moças grafitadas pela paulicéia, uns três anos pelo menos; a última imagem até já foi coberta por nova pintura, e metade da moça na primeira imagem já caiu... Sou completamente contra o graffiti que invade a propriedade dos outros, mas não vejo problema algum em se enfeitar os muros de terreno baldio, os tapumes de construção e as cinzas muralhas embaixo de viadutos e becos. Tenho lá minhas preferências, gosto de ver boas imagens, bem coloridas ou graficamente interessantes. Essas aqui me seduziram pelo meu caminho, a ponto de voltar depois para fotografar - sim, gosto de mulheres bonitas, mesmo dessa maneira meio bizarra que é venerar um corpo feminino desenhado por um homem. Bom, neste caso não sei quem é o autor, mas imagino que seja um homem. Lembram-me muito as mulheres dos quadrinhos do Laerte (o que liga essa postagem à anterior)...
Aliás estou aqui a comentar como se fossem de um mesmo autor; assim me parecem, mas vá saber... Alguém sabe onde tem mais?

*************************

Atualização: Que legal, deu certo a postagem! O autor é Paulo Ito, vejam lá no seu Flickr mais desenhos bacanas! Gracias a Anahí!

(Nossa, depois que eu vi que as imagens estavam assinadas... para ver que a beleza cega!)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

laertón!!


Fiquei super entusiasmado com a notícia - como disseram alguns: "Ele está entre nós". Pois é isso mesmo, o grande Laerte em blog próprio, manual do minotauro! Talvez não seja assim para esse alarde de me fazer postar tão logo vi a notícia no blog do seu filho, Rafael Coutinho, li todas as tirinhas e fiquei querendo mais; afinal, o mestre não parou de publicar suas tiras desde que vi pela primeira vez seus Piratas do Tietê em uma Chiclete com Banana, lá pela segunda metade dos anos oitenta. Mas não compro muito jornal, e aquelas histórias em quadrinhos que mexeram com minha imaginação ele não tem mais feito - ou eu não as vi - desde que a Circo, a Chiclete e os Piratas (a revista) sumiram... Bem, as tiras estão no número doze de um total de vinte e sete, e, pelos comentários no blog, não só eu estou ansioso para saber se depois do fim dessas do minotauro virão mais; longa vida ao mestre, e que venham mais quadrinhos!!

domingo, 16 de novembro de 2008

o sombra na rampa


lápis e nanquim sobre papel+cores no gimp
O amor por um barco é algo transformador, carrega nele o amor pelo vento, uma escolha pelo silêncio e suavidade, uma adoração à água-mãe, uma veneração a uma cultura de mestres marinheiros e mestres marceneiros integrada a uma rica, pulsante vida, incrustada no útero do recôncavo. Por esse amor quase transformei este blog: de garagem tornar-se-ia farol, rampa ou atracadouro; mas são somente palavras para designar onde pode-se, porventura, encontrar esses mapas de pontos com valores de matiz, brilho e contraste - essas manchas numerizadas. Não fará diferença... uma vez que se permita zarpar de uma rampa como essa, dá-se um novo parto, não se volta atrás; o barco pode aportar de novo à rampa, trazer-me ao mesmo ponto de que parti, mas não sou mais o mesmo - algumas viagens, senão todas, uma vez iniciadas não encontram seu fim.
E que importa o destino? Amo o vento a inflar a vela, o mar se abrindo à quilha e os grandes companheiros...
Bons ventos e uma boa viagem a todos nós!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

claudinei roberto na galeria cinesol


Inaugurou este sábado, na galeria cinesol/sebo arquipélago, a exposição do amigo Claudinei Roberto, mostra pinturas, desenhos, assemblages e fotografias. Nova luz velha treva está aberta à visitação até o dia 12 de novembro.
galeria cinesol/sebo arquipélago
praça Carlos Gomes, 117, Liberdade, São Paulo, SP, tel. (11) 3106-4011.
Seg. a sex., 10h/18h; sáb., 10h/14h
.